MONTE VERDE

Monte Verde alia o friozinho à chance de curtir um bom vinho em frente à lareira com clima de muita paz e romantismo. É o melhor de destino de viagem para quem procura uma cidade calma e acolhedora. Por ser um verdadeiro paraíso ecológico localizado na região montanhosa da Serra da Mantiqueira, a aproximadamente 1700 m de altitude, o distrito é mais procurado no inverno, onde o comércio funciona com diversas opções de lazer gastronômico, com comidas que variam entre fondue, chocolates quentes, cafés & chás, trutas comida típica alemã e mineira. Os turistas também desfrutam de caminhadas, trilhas, passeios a cavalo, entre outros. O comércio possui ainda lojas de roupas de inverno (malhas, lã, moletons, etc), artesanato, perfumes, cerâmicas e doces.

Um pouco mais sobre Monte Verde

Os pioneiros de Monte Verde são Verner Grinberg (falecido em 13/08/2006 aos seus 96 anos de idade) e sua esposa Dona Emília. O sobrenome da família deu o nome à cidade: “grin”, verde, e “berg”, monte. Monte Verde ganhou em 2008 o título de melhor destino de inverno do Brasil e, em 2009, o título de cidade mais romântica na votação promovida pelo site Viajeaqui e revista Quatro Rodas, da Editora Abril. Sua paisagem está destacada por árvores de Mata Atlântica, como o ipê e o carvalho, mas também possui vegetais de áreas subtropicais mescladas a estas outras, como o pinheiro-do-Paraná ou araucária, e os Cedros entre outras árvores aqui não descritas. Se fosse um município, esse seria o 2º (segundo) município com a sede mais alta do Brasil perdendo apenas para a cidade de Campos do Jordão, no estado de São Paulo, que está à 1628 metros de altitude. Seu acesso é difícil para aqueles que vêm dos estados do Norte ou que vem do Rio de Janeiro, pois não há uma estrada direta para se chegar lá. Somente cruzando o estado de São Paulo ou vindo de Belo Horizonte, a Rodovia Fernão Dias é que se tem acesso à região.

Atrativos da região

Pedra Redonda

Uma das trilhas mais populares de Monte Verde, das 4 "pedras" mais altas da cadeia de montanhas que adorna nossa cidade, é a de acesso mais fácil e rápido. Apenas no último trecho fica mais íngreme. Para acessar esta trilha, entre (de carro) na Av. das Montanhas e suba até o pé da trilha (bem sinalizada) onde há um estacionamento.

Pedra Partida

Um pouco mais longe que a trilha da pedra redonda e com acesso pelo mesmo lugar, destaca-se por permitir nos dias mais abertos à visualização da Pedra do Baú, localizada em Campos do Jordão. Para acessar esta trilha, entre (de carro) na Av. das Montanhas e suba até o pé da trilha (bem sinalizada) onde há um estacionamento. A pedra Chama-se partida pelo formato que sugere ter se quebrado.

Platô

No sentido oposto da trilha que vai para a pedra partida, esse passeio é um pouco mais longo do que o da Pedra Redonda, mas é igualmente fácil, uma vez que não têm partes muito íngremes. Fica também no meio da trilha de quem vai para o pico do selado, ponto mais alto de Monte Verde. Para acessar esta trilha, entre (de carro) na Av. das Montanhas e suba até o pé da trilha (bem sinalizada) onde há um estacionamento.

Chapéu do Bispo

No sentido oposto da trilha que vai para a Pedra Partida, ao lado direito você encontra a placa com a indicação, é uma trilha de nível fácil não muito íngreme. Você, chegando ao pico vai avistar um conjunto de pedras que forma chapéu do bispo. Para acessar esta trilha, entre (de carro) na Av. das Montanhas e suba até o pé da trilha (bem sinalizada) onde há um estacionamento.

Pico do Selado

Trilha com percurso muito agradável e uma vista panorâmica de tirar o fôlego. De nível avançado, ela começa em um bosque muito agradável, passa por locais belíssimos e chega a um platô de onde se tem um visual maravilhoso. Para acessar esta trilha, entre (de carro) na Av. das Montanhas e suba até o pé da trilha (bem sinalizada) onde há um estacionamento.

Fazenda Santa Cruz

Essa trilha da acesso a umas das poucas e belas cachoeiras da região. Essa trilha exige um pouco de esforço físico, mas tem a compensação da integração da natureza, paisagem e água. Para acessar esta trilha, entre (de carro) na Av. das Montanhas e suba até o pé da trilha (bem sinalizada) onde há um estacionamento.

Roda D´Água

Com fácil acesso, seu lago forma um espelho da água com reflexo das pedras nas águas e um imenso bosque de área verde com vista para as pedras. Para acessar esta trilha, entre (de carro) na Av. da Fazenda a entrada de frente para o posto de gasolina.

Queda D´Água Gato de Botas

De nível fácil, essa trilha mantém lindos bosques com cascatinhas e pontes de madeira, para você sentar e relaxar e ouvir o som da natureza e da água. Para acessar esta trilha, entre (de carro) na Av. da Fazenda a entrada de frente para o posto de gasolina.

Queda D´Água Pedreira

Fácil acesso, conta com a exuberância que a queda d' agua proporciona aos visitantes. Para acessar esta trilha, entre (de carro) na Av. da Fazenda a entrada de frente para o posto de gasolina.

Trilha do Pinheiro Velho

Com vegetação de grandes Araucárias de mais de 200 anos, o local e lindo e de acesso fácil. Pura aventura. Para acessar esta trilha, entre (de carro) na Av. Monte Verde entrar na alameda pinheiral placas indicando a entrada da trilha.

Aeroporto

Vista deslumbrante das pedras do mirante do aeroporto, aonde você curte o pôr-do-sol e tira fotos maravilhosas. Que tal curtir um entardecer a dois bem romântico. Para acessar esta trilha, entre (de carro) Rua do Aeroporto seguir até o final dela.

Cascata Siriema

Com nível fácil com visual marcante da vegetação, o som da natureza dos pássaros e repleto de magia e encanto da natureza. Para acessar esta trilha, entre (de carro) na Av. da Fazenda 2º a esquerda rua do Paiol até o final da rua entrada de frente para o posto de gasolina.


Lazer e muita diversão na região

  • Patinação no gelo
  • Paintball
  • Cachoeiras
  • Trekking
  • Bóia Cross
  • Escalada
  • Arvorismo
  • Tirolesa
  • Rapel
  • Moutain Bike
  • Lazer p/ as Crianças
  • Fazendas/Fazedinhas
  • Cavalo e Charrete
  • Quadricíclo
  • Trenzinho
  • Jipe
  • Moto
patinacao-no-gelo
paintball
cachoeira
boia-cross
escalada
arvorismo
tirolesa
rapel